quinta-feira, dezembro 18, 2008

HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA

A História da Anatomia data oficialmente de 500 a.C. onde, no sul da Itália, Alcméon de Crotona realizou dissecações em animais.

No século III a.C. o estudo da Anatomia Humana avançou consideravelmente na Alexandria. Sendo que os primeiros a realizarem dissecação humana de modo sistemático foram Herófilo e Erasístrato.

Por motivos éticos e religiosos em 150 a.C. a dissecação humana foi proibida.

O uso da anatomia comparada se deu com Galeno no século II d.C., ?? estas aplicações quase sempre estavam corretas. Ao criar a doutrina da “causa final” ele requeria que todos os achados confirmassem a fisiologia tal e qual ele a compreendia, num sistema teológico.

A retomada ao estudo da anatomia humana aconteceu mais por razões práticas que intelectuais a exemplo das Guerras, em que, se fez necessário repatriar os corpos dos mortos em combate. Assim, utilizaram o embalsamento para trajetos curtos e cocção de ossos (cozinhar) para o translado de grandes distâncias. Porém, o desejo de saber a causa da morte por razões essencialmente médico-legais; de averiguar o que havia matado uma pessoa importante ou elucidar a natureza da peste ou outra enfermidade infecciosa, foi o ponto culminante para a dissecação humana.

A anatomia era uma disciplina auxiliar na cirurgia, que na época era relativamente grosseira e reunia sobre todo conhecer os pontos apropriados para a sangria. As figuras não-realistas e esquemáticas foram suficientes no tempo em que, a anatomia ostentou qualidade oposta à prática.

O final da tradição manuscrita consistente em copiar os antigos desenhos e a conversão as naturezas em modelo primário, desenvolveu a técnica ilustrativa no começo do século XVI associado a lenta instauração de melhores técnicas que influíram no desenvolvimento da ilustração científica. Assim, as primeiras ilustrações anatômicas impressas baseiam-se na tradição manuscrita medieval. Após a Peste Negra, as representações dos esqueletos e da anatomia humana dos artistas que as desenharam são melhores que dos anatomistas.

Leonardo da Vinci foi o primeiro artista do século XV a considerar a anatomia algo mais que um ponto de vista pictórico. Leonardo representou com beleza artística o esqueleto, os músculos, os nervos e os vasos, atingindo uma precisão maior que Vesalio. Foi também um dos primeiros a assinalar algumas estruturas anatômicas conhecidas. Com exceção de Leonardo, os artistas do Renascimento eram anatomistas só de maneira secundária.

Com o uso da perspectiva e do sombreado para sugerir profundidade e tridimensionalidade, importantes contribuições na representação realista da forma humana foram feitas. Os verdadeiros avanços científicos exigiam a colaboração de anatomistas profissionais e de artistas. A primeira ilustração anatômica tomada do natural foi concebida por Jacob Berengario de Capri. Por este motivo, todas as ilustrações encontradas neste livro, foram feitas por desenhistas que já estudaram anatomia.

Vesálio comprovou que cada um dos sistemas principais (ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos e órgãos internos), não eram iguais em todos os indivíduos. Relatou certa surpresa ao encontrar inúmeros erros nas obras de Galeno, mesmo sendo um seguidor da fisiologia galênica. Mesmo diante da questão de quem é mais importante, se o artista ou o anatomista; havia-se encontrado uma solução na busca de uma expressão pictórica adequada aos fenômenos naturais.

No século XVII notáveis descobertas no campo da anatomia e da fisiologia humana foram feitas, assim foi possível resolver erros da fisiologia galênica, por exemplo.

As estruturas macroscópicas se mantêm, a evolução se dá em relação ao entendimento microscópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário